Como acessar o FTP da hospedagem

Neste tutorial irei usar o FileZilla para se conectar no servidor, mas saiba que você pode usar o cliente de sua preferência. Seguindo os passos para criar o usuário FTP no CPanel será fácil usar outro cliente.

Criando usuário FTP

Primeiro acesso seu CPanel

No seu CPanel acesse a área de “Contas de FTP” para criar uma nova conta

Para criar a conta é simples, só escolher o usuário, uma senha segura e o diretório.

Em diretório você precisa colocar o caminho correto para a raiz do seu site. Na print abaixo você verá que por padrão ele já me coloca na minha pasta no sistema /home/odgueqqi/ e logo depois eu posso editar, onde eu posso editar eu coloco public_html/

/home/odgueqqi/ é a pasta do meu usuário dentro do sistema e dentro da minha pasta eu posso escolher onde esse usuário que estou criando irá ter acesso, no caso public_html é onde fica os arquivos do site por padrão.

Cota você pode deixar ilimitado. Agora só clicar em “Criar conta de FTP”

Acessando o FTP

Agora vamos acessar o FTP, primeiro baixe e instale o cliente caso ainda não tenha. Aqui vamos usar o FileZilla. Link para download

Após abrir o FileZilla, já na tela inicial tenho opção de fazer uma conexão. É só colocar as informações.


Em host eu coloquei meu domínio diretamente porque ele está apontando diretamente para o IP compartilhado da hospedagem, sem proxy.
Caso o seu não dê certo coloque o IP compartilhado.
No usuário note que coloquei o nome da conta que eu tinha criado seguido com meu domínio(ficou assim valdir@ominitutorial.tk), você também terá que fazer o mesmo só que com o seu domínio é claro.
Depois de colocar a senha é só clicar em “QuickConnect” (Conexão rápida).

Pode ser que você receba uma mensagem parecida com a da print abaixo.

Depois de clicar em ok você já irá se conectar e poderá ver os arquivos que estão na sua hospedagem do lado direito. Agora é só fazer upload, download, apagar os arquivos que quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *